É utilizado para inibir, dificultar e detectar a intrusão das áreas perimetrais que circundam o imóvel. Dentre eles, os mais utilizados são: sensor de infravermelho ativo, cerca elétrica, concertina, cabo micro fônico para telas e alambrados, cabos subterrâneos e barreiras de microondas. Em caso de invasão da área protegida, esses dispositivos de segurança disparam choque, conforme o equipamento utilizado e emitem sinais de alarme para a central de monitoramento onde serão tomadas as providências previamente estabelecidas pelo cliente.
Sensor de Infravermelho Ativo - É composto por um transmissor que emite um feixe Infravermelho para um receptor. Caso haja interrupção de sinal é disparado o alarme. Existem modelos de feixe único ou de feixe duplo. Para evitar disparos falsos por vegetações e aves, é recomendado o uso do sensor de feixe duplo para ambientes externos além de utilizar de um suporte especial.
Cerca Elétrica - A cerca elétrica consiste em cerca sustentada por hastes de alumínio e isoladores com 4 e 6 fios de aço inox, ligados a uma central de choque. Quando os fios são rompidos ou quando ficam aterrados, ocorre uma descarga elétrica, disparando a sirene no local. A intensidade do choque provocado pela cerca elétrica é de alta voltagem e baixa amperagem, causando um susto forte, mas não oferecendo risco à integridade física das pessoas.
Cabos para Telas ou Alambrados - As perturbações mecânicas (vibrações, cortes, golpes, etc.) geradas durante uma tentativa de intrusão são transformadas em sinais eletrônicos que, analisados em tempo real por um poderoso processador digital determinam à condição de alarme em função de parâmetros pré-estabelecidos.
Cabos subterrâneos - Os cabos são instalados em valas e cobertos por terra, grama, concreto, etc. è Gerado um campo eletromagnético invisível em torno dos cabos sensoriais. Quando um intruso invade / perturba o campo, o alarme dispara. Este tipo de dispositivo permite ajuste de sensibilidade de forma a não gerar alarme em caso detecção pequenos volumes. São aplicados geralmente em áreas externas onde não se pode ou é viável a instalação de barreiras físicas tais como muros, grades, telas, etc.
Barreiras de Microondas - Barreira de microondas com análise digital e alcances de 50, 80, 120 e 200m. O processador interno usa uma lógica própria para analisar o sinal recebido, possuindo alta performance na detecção com baixos índices de falsos alarmes. Transmissor e receptor que, quando instalados um de frente para o outro, criam uma zona de proteção com dimensões que variam de acordo com o tipo de antena, distância entre TX (transmissor) e RX (receptor), e a regulagem de sensibilidade.
|