ALRMES

Alarme de Intrusão    

 

Entende-se como alarme de intrusão, o conjunto de dispositivos de controle (painéis, teclados), sensores internos (detecção de movimento, abertura, sísmicos, de temperatura, etc.) e externos (periféricos e perimetrais), adequadamente projetados e instalados em local a ser protegido.

Esses sistemas são monitorados através de meios de transmissão variados (telefonia fixa ou celular, ondas de rádio, satélite, redes de comunicação, etc.) conectados à uma Central de Monitoramento que recepcionará os eventos de controle (armado, desarmado, teste de transmissão, etc..) ou emergenciais (alarmes de violação, silencioso 24h, alarme de incêndio, emergência médica, entre outros) tomando as providências cabíveis e indicadas pelo cliente.

Os principais equipamentos que compõe um sistema de alarme:

Painel de Alarme - É o cérebro do sistema, responsável pela leitura dos sensores e de disponibilizar as funções conforme sua programação. Deve ser sempre instalado em local seguro.

Teclado - Através do teclado o usuário interage com o Sistema de Alarme, possibilitando efetuar o monitoramento local, bem como executar os comandos para armar, desarmar, isolar zonas, etc. 

 

3.jpg

Sensor de Infravermelho Passivo - Detecta o movimento através da radiação de infravermelho emitido pelos corpos.

 

Sensor de Infravermelho Microondas - Detecta a emissão de energia infravermelha e microondas dos corpos. Somente aciona o disparo se a detecção se der nos dois elementos simultaneamente

  

Sensor Infravermelho Disc - Sensor de Infravermelho Passivo (IVP) para uso em teto.

 

Sensor Infravermelho Externo - É o sensor apropriado para o uso externo. Tem a capacidade de analisar o tipo do movimento humano e diferenciá-lo de outros, tais como: vegetação, chuva, vento, etc. Além disso, é construído com material que suporta o sol e chuva.

 

Sensor Sem Fio - É o sensor que transmite o sinal para um receptor sem fio, que por sua vez é ligado ao painel de alarme. É recomendado para ambientes onde não exista ou não possa ser feita infra-estrutura para a passagem de fios. Deve-se sempre utilizar sensor supervisionado, pois este indica falha em caso de ser retirado do local ou mesmo em caso de falha da bateria.

 

Expansor -É um acessório para alguns tipos de painel de alarme que são modulares, ou seja, são passíveis de terem suas funções expandidas, tais como: número de zonas e número de saídas.

Sirene - É utilizada para emitir sinal sonoro e indicar que o local encontra-se violado. Recomenda-se que seja instalada em local discreto e com caixa de proteção.

Speaker - Assim como a sirene, é utilizado para emitir sinal sonoro e indicar que o local encontra-se violado. Recomenda-se que seja instalado em local discreto e com caixa de proteção. Com o speaker, é possível fazer várias configurações de tipo de toques.

Transmissor - É utilizado para enviar comandos sem fio, entre eles: armar e desarmar o sistema de alarme, acionar um alarme silencioso, acionar emergência médica, acender iluminação, abrir portão, etc.

Modulo de Comunicação Alternativa (RF - GPRS - TCP/IP) - O sistema de alarme, convencionalmente transmite os sinais via linha telefônica fixa. Recomenda-se que utilize algum módulo de comunicação alternativa, para que em caso de falha ou sabotagem na linha telefônica, o sistema continua transmitindo os alarmes para a central de monitoramento.